ARTIGOS & BLOG

Lesões nos ossos: contusão, fratura, entorse ou luxação?

Ossos e cartilagens formam nosso esqueleto – o dos animais vertebrados. Um adulto tem 206 ossos no corpo, mas quando somos bebês, temos uma quantidade maior, que vão se fundindo até chegar ao pouco mais de duas centenas.

Ossos são estruturas rígidas, um tecido conjuntivo, com um compartimento orgânico e um inorgânico – os minerais representam de 50% a 70% da massa óssea e a matriz orgânica, algo entre 20% e 40%; além de água e lipídeos. Para fortalecê-los, não podemos prescindir da vitamina D e do sol (leia mais aqui). Eles possuem densidades, larguras, comprimentos e espessuras diferentes. E como qualquer parte de nosso organismo, podem sofrer lesões.

Amantes dos esportes – sejam praticantes ou torcedores – já ouviram falar de termos como “contusão”, “fratura”, “entorse”, “estiramento” e “luxação”, mas sempre fica aquela confusão: afinal o que aconteceu com a pessoa quando recebe um desses diagnósticos?

Contusão

É uma lesão produzida por trauma direto sobre determinada área. Quando há uma contusão, as estruturas internas não sofrem comprometimento algum. Dói, mas normalmente é só isso.

Às vezes ocorre um edema regional, sensível ao toque; ou hematoma, pelo acúmulo de sangue fora dos vasos; ou algo um pouco mais grave, a necrose de tecido.

Mas certamente o paciente estará logo pronto para outra.

Fratura

Sim, essa dói. E muito. Uma fratura é quando um osso está quebrado, quando ocorre a perda da chamada continuidade óssea.

O osso tem um certo grau de elasticidade, mas nem tanto. Rígido que é, dependendo do impacto, vai quebrar (ou fraturar).

O pior tipo é a fratura exposta, quando parte do osso fica perceptível no exterior do nosso corpo.

Há ainda a fratura por estresse, quando no estilo “água mole em pedra dura” o osso vai recebendo traumas repetidos até romper sua estrutura.

E, sim, o mesmo osso pode quebrar em várias partes ao longo da fratura.

Quando envolve a coluna vertebral, uma fratura pode ter consequências graves, como comprometimento neurológico.

Luxação

Também vem associada à dor, mas são lesões nas extremidades dos ossos, nas articulações. E temos muitas em nosso corpo. Elas acontecem nos dedos, joelhos, tornozelos, ombros, quadris e cotovelos. E, claro, na nossa coluna. Todas requerem especial atenção do paciente e médico.

Uma luxação ocorre quando o osso se desloca da sua articulação. Ele não quebrou, mas está “fora do lugar” e aí a dor é intensa e há inchaço e hematoma.

Entorse e estiramento

Uma entorse ou estiramento é uma lesão que alonga os ligamentos ou tendões que unem os ossos em suas articulações.

O estiramento, como o nome diz, é uma lesão que estica os tendões, que são tecidos fibrosos conectores de músculos e ossos.

Na coluna vertebral

Qualquer lesão precisa ser tratada. É um trauma em nosso corpo. Nos ossos, que sustentam e permitem a movimentação da nossa estrutura corporal, é preciso mais atenção ainda. Entretanto, lesões na coluna vertebral carecem especificamente de um olhar adequado.

Nossa coluna vertebral, como se sabe, empilha ossos para dar sustentação a todo o nosso corpo. Qualquer lesão pode ser sinônimo de complicações sérias.

Em uma situação de trauma na região, consulte seu médico imediatamente, nada de “deixar para lá” ou de “foi só uma pancadinha”. Se for só uma contusão, menos mal. Mas é preciso ter certeza. Vamos manter a cabeça e os ossos no lugar.

Escrito por

Dr. Douglas Santos

Ortopedista especialista em coluna
CRM: 117988

TODOS OS ARTIGOS