ARTIGOS & BLOG

Celebridades e as dores nas costas: você não está sozinho

Você não está sozinho. A dor nas costas que você sente, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo também sentem.

As causas são as mais variadas, os sintomas idem, e os tratamentos dependem de caso a caso. Mas uma coisa é certa: ao procurar seu médico, você poderá ter uma exata noção da sua condição e conseguir seu tratamento, para levar uma vida normal.

Uma boa noção do tamanho do problema se dá pelas estimativas estatísticas.

Peguemos o caso da escoliose, que é uma das deformidades mais frequentes da coluna vertebral, atingindo 1% da população. Não é pouca coisa. Somos em torno de 8 bilhões de seres humanos. Um por cento são 80 milhões de pessoas – a população de países como Alemanha, Irã e Turquia.

Para se ter uma ideia, mais da metade da população adulta sofrerá, em algum momento, de dor de coluna. E a hérnia de disco é a causa principal desse mal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% da população brasileira sente alguma dor nas costas. Estamos falando de… mais de 171 milhões de pessoas!

Celebridades

Sim, dores podem ser sentidas, em diferentes graus, nas costas de qualquer um. Até mesmo de celebridades, claro.

Exemplos temos aos montes. Gracyanne Barbosa, identificada como “influenciadora e musa fitness”, reclama de “coluna fraca”, segundo matéria da coluna VivaBem, do Portal UOL.

“A pessoa treina perna pra caramba, abdome pra caramba, e está com a coluna fraca. Eu não treinava tronco, não fortalecia direito. Meu abdome e a minha perna estão muito mais fortes que o tronco. Isso está desestabilizando o meu corpo todo e estou com dor”, disse a moça, na matéria.

A apresentadora de televisão Rafa Brites, em setembro de 2020, também estava no UOL, por conta de uma dor nas costas.

“Acabei tendo de vir ao hospital mesmo me internar para cuidar da minha coluna, que a cervical estava com uma inflamação. Vou fazer todos os exames, mas estou muito bem, tomei um remedinho na veia e já deu aquela paz”, escreveu em uma rede social à época.

“Eu estava até enjoada de tanta dor. Estava há sete dias, né? Eu falei ‘chega’ e vim aqui”, confirmou.

A atriz Priscila Fantin também está nesse rol. Em matéria do site de celebridades PurePeople, em 2017, sabe-se que ela “enfrentou uma séria inflamação na coluna, que a deixou de cama por cerca de 45 dias”.

“Era uma dor! Tomei muito remédio e não conseguia nem levantar para comer”, revelou. “Fui definhando. Foi uma dor que eu nunca tinha sentido na vida! Me fez dar uma paralisada”.

As dores de Beth

Como esquecer da agonia de ver a (infelizmente) já falecida (em 2019) sambista Beth Carvalho fazendo seus derradeiros shows deitada, com dores nas costas?

Seus problemas na coluna começaram em 2009, quando ela precisou fazer uma pausa no trabalho por causa de uma fissura na região do osso sacro, na base da coluna vertebral.

Ficamos nós com a dor de sua ausência. Porém, ao menos, sua maravilhosa voz e sua estupenda energia seguem vivas entre nós, em suas canções, em seus discos, em seus shows gravados.

https://youtu.be/VO9audxRSC4

Até Anitta

Em 2018, a cantora mais badalada do Brasil, Anitta, foi diagnosticada com uma hérnia de disco.

“Por causa da hérnia, Anitta precisou se despedir temporariamente do seu tradicional quadradinho – passo de dança que faz nos shows, usando o bumbum e os joelhos. O período sem o movimento foi uma recomendação médica”, diz a matéria do Portal G1, do Grupo Globo.

A própria Anitta falou sobre o problema em suas redes sociais.

“Ela (sua fisioterapeuta) falou que vai ser bom esse período sem o quadradinho para me recuperar porque ela faz o trabalho dela e aí, nos shows, eu faço o quadradinho e ela fala que vê o trabalho indo pelo esgoto”, brincou a artista.

Péricles também com hérnia

No mesmo 2018, o sambista Péricles se submeteu a uma cirurgia, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nos lembra o UOL.

“Eu tinha que ter feito essa cirurgia há muito tempo, mas agora eu vou fazer para evitar de sentir de dores”, contou o cantor em suas redes sociais.

Segundo a matéria, “a cirurgia é consequência de uma forte dor lombar, que vinha se agravando nos últimos tempos. O incômodo começou há quase uma década, quando Péricles e os antigos colegas do grupo Exaltasamba, do qual fazia parte, se acidentaram em 2009”.

Ou seja, Péricles conviveu durante quase uma década com a dor, algo que sabe-se ser bastante rotineiro.

Do outro lado do mundo

O problema é mundial. O famoso mangaká Yoshihiro Togashi, autor de séries mangás como “Hunter x Hunter”, já revelou a insuportável dor nas costas que afetava inclusive seu trabalho.

Várias frases dele sobre a situação são bastante conhecidas.

Pequenas conquistas são comemoradas por ele, por exemplo: “A alegria de conseguir sentar no vaso sanitário ou em uma cadeira”; ou “Preso na cama -> Se arrastar de quatro -> Encontrar ajuda -> Lutar para levantar e ir para o hospital”.

Ele relata também o seu desespero: “A pior parte da dor nas costas é que só dá para ir para o hospital depois de melhorar um pouco”.

O artista japonês ainda revelou seu drama para dormir: “Quando a sua dor é 10 em uma escala de 1 a 10, não dá para mexer nem um centímetro do corpo durante a noite”.

O goleiro da seleção italiana de futebol, Gianluigi Buffon, também relatou o problema em 2010: “Pensei que estavam a me arrancar tudo”, declarou depois de um jogo contra o Paraguai, “mas, afinal, não passa de uma dor no nervo ciático. Espero recuperar em dois dias”. O jogo terminou 1 a 1.

Outro goleiro, o brasileiro Júlio César, do fatídico 7 a 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, disse ao jornal Lance!, quatro anos depois, que a dor na coluna foi “crucial” para o fim da carreira.

“O que mais pega para mim hoje é a coluna, sem dúvida nenhuma. E aí tem que treinar a base de medicamento, medicamentos fortes e não é saudável, né? Então, eu preferi realmente. Tomei essa decisão”.

Outros famosos com dores

A imprensa ainda noticiou problemas com o apresentador Luciano Huck, com a atriz Thaila Ayala, com o lutador Anderson Silva e a cantora Ludmilla.

Mundo afora, temos a atriz ganhadora do Oscar Charlize Theron, o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, a atriz René Russo (que tem escoliose), e até mesmo o Indiana Jones Harrison Ford (com hérnia de disco).

Procurar a ajuda médica é a primeira etapa para resolver o problema. Dores nas costas podem ter as mais variadas causas e tratamentos. Quanto mais rápido, melhor. A dor não pode ter lugar no seu hall da fama.

Escrito por
TODOS OS ARTIGOS