ARTIGOS & BLOG

Câimbras: dos atletas de alto rendimento à hérnia de disco

De repente e não mais do que de repente, a dor. Uma intensa dor. Os músculos se contraem, há espasmos, normalmente nos membros inferiores e o mundo parece que gira e tudo mais vai se acabar. São as câimbras.

Elas estão usualmente relacionadas à pratica intensa de esportes, mas também podem estar associadas a algumas doenças sistêmicas, que causam aquelas dores noturnas nas pernas.

Câimbras todo mundo já teve ou pode vir a ter. Um susto repentino. Não tem idade, não tem gênero, não tem raça, nem religião. Basta ter músculos.

E é uma cena bastante comum: quem nunca viu um jogador de futebol se contorcendo no gramado, após um pique atrás da bola ou do adversário? Ele desaba e logo um companheiro de trabalho o socorre, levantando sua perna e esticando o músculo afetado ao puxar a ponta do pé para cima. A recuperação é rápida, mas a dor é memorável.

Causas das câimbras

O uso exagerado da musculatura é uma das causas. O atleta sua muito e se não repor a água e afins, a desidratação pode levar o músculo a ficar sujeito a espasmos. O mesmo vale para a reposição de sais minerais, com a falta de potássio, de cálcio ou de magnésio.

Mas não só atletas, trabalhadores com esforços repetitivos também podem sofrer com o problema. Hipertensos que tomam diariamente diuréticos podem ter que controlar melhor a alimentação nesse sentido, senão, haja dor. Diabéticos, anêmicos, pessoas com insuficiência renal ou desequilíbrio hormonal, além grávidas, pessoas com problemas na tireoide… todos estão sujeitos.

Baixas temperaturas igualmente podem levar a câimbras, já que a musculatura se contrai e as fibras musculares podem apresentar espasmos.

E particularmente… hérnia de disco (leia mais aqui)!

A compressão do ciático pode levar a um susto noturno: a câimbra em uma das pernas. É preciso estar atento a esse sintoma, consultar um médico especializado em coluna para ver se o problema não pode ser exatamente uma hérnia de disco.

Especialmente naqueles que sentem dores nas pernas durante o dia também e/ou dormência nos dedos do pé. É um bom indicativo.

Sim, entre tantas causas de câimbras noturnas, a hérnia de disco parece uma improvável para quem sente tais dores, de modo especial à noite. É preciso investigar, porque quanto mais rápido e corretamente diagnosticar, melhor.

Um sono tranquilo é o que os justos merecem, diz o ditado. E ninguém quer perder preciosos minutos de sono, em dias tão agitados e estressantes como os atuais, por conta de um problema qualquer causando as terríveis dores da câimbra.

Converse com o seu médico. Conhecer o verdadeiro problema é o primeiro passo para o alívio. Depois, dá até para jogar aquele futebolzinho com os amigos com maior tranquilidade.

Escrito por

Dr. Douglas Santos

Ortopedista especialista em coluna
CRM: 117988

TODOS OS ARTIGOS