ARTIGOS & BLOG

Entrevista: Felipe Nicodemos Semaan – Fisioterapia, RPG e Hidroterapia

Felipe Nicodemos Semaan é fisioterapeuta formado em 2003, pela Universidade Cidade de São Paulo, com pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica, também na UNICID. É ex-professor de Biomecânica e proprietário- fundador da clínica Fisiocorpus, desde 2005.
A Fisiocorpus é uma clínica de fisioterapia e hidroterapia que como objetivo assistir aos pacientes utilizando-se dos meios mais efetivos e inovadores.

Lá, o paciente encontra fisioterapia, claro, mas também hidroterapia, hidroterapia em neuropediatria, fisioterapia pélvica, fisioterapia buco maxilo facial, RPG (Reeducação Postural Global), pilates, treinamento do core e condicionamento físico.

Nesta entrevista, Felipe Semaan falou sobre as diferenças das especialidades, clareando ao paciente quais a melhores formas de abordagem com relação às dores de coluna, além de dicas sobre intensidade de atividades físicas.

Se a pessoa tem dores na coluna, qual o critério e como escolher entre fisioterapia, RPG ou hidroterapia? Posso fazer duas ao mesmo tempo?

Na verdade, fisioterapia é a especialidade dentro da área da saúde voltada para a reabilitação de alterações e lesões motoras, que podem ser de fundo ortopédico, neurológico, reumatológico entre outros.

A fisioterapia possui ferramentas de atuação, entre elas a hidroterapia e o RPG. Convencionou-se denominar fisioterapia o tratamento com eletroterapia (o famoso “choquinho”), mas é uma denominação equivocada.

Então, o critério para escolher qual recurso fisioterapêutico será utilizado é basicamente os sintomas e condições físicas do paciente. No caso dos pacientes com dores na coluna, utilizamos a hidroterapia naqueles com quadros agudos mais intensos, com comprometimento discal e irradiação da dor para os membros superiores ou inferiores. Isso porque a água diminui o peso sobre as estruturas da coluna vertebral, possibilitando ao paciente a realização de manobras e exercícios com maior segurança.

Quando identificamos que a queixa dolorosa vem de um possível problema postural, aí o RPG passa a ser uma opção de escolha. É uma técnica específica para melhorar alterações posturais.

E, sim, é possível associar as duas simultaneamente, sempre de acordo com o caso do paciente e também com a recomendação e avaliação médicas.

Para um leigo, quais as diferenças entre os três?

Como disse, fisioterapia é a especialidade da área da saúde voltada a reabilitação de alterações motoras.

Como ferramentas mais utilizadas para o tratamento de dores na coluna, temos as terapias manuais (manipulações articular, liberação miofascial, terapia neural, alongamento entre outros), cinesioterapia (técnicas de alongamento, fortalecimento e treino proprioceptivo) eletrotermoterapia (aparelhos com função analgésica, anti-inflamatória e de relaxamento muscular), técnicas de tratamento postural (RPG, GDS entre outros) e a hidroterapia.

No RPG, o paciente é colocado em posições específicas com o objetivo de alongar as cadeias musculares (sequência de músculos interligados pelas fáscias) e fortalecer os músculos posturais.

Já na hidroterapia são realizadas manobras de tração, alongamento e exercícios de postura e força com a ajuda da água, graças aos efeitos da flutuação e do relaxamento muscular promovido pela água quente.

fisioterapia-fisiocorpus

Após uma cirurgia de coluna, qual dessas o paciente deve optar?

Isso muda de acordo com qual procedimento cirúrgico foi realizado. De maneira geral, logo após a cirurgia, a reabilitação começa com um trabalho em solo, com o objetivo de diminuir as dores pós-cirúrgicas e ganho de amplitude de movimento.

Posteriormente, começa o trabalho de fortalecimento, treino das funções diárias e transição para a prática de atividades físicas.
Porém, esses objetivos também podem ser alcançados na hidroterapia. Caso logo após a cirurgia o paciente apresente dor mais intensa e maior dificuldade de movimentação, a hidroterapia passa a ser a primeira opção de escolha.

Mas essas indicações são sempre discutidas com o médico responsável.

Já O RPG é mais indicado na fase final da reabilitação, pois se trata de uma sessão com alongamentos e posições de fortalecimento mais elaboradas que não são indicados no começo da reabilitação.

Pilates ou ioga são boas opções para dores na coluna?

Apesar de ser muito comum vermos pacientes procurando essas técnicas para o tratamento de dor na coluna ou até mesmo profissionais oferecendo esses benefícios com esses recursos, nenhuma delas foi inventada com esse propósito.

As duas são técnicas de condicionamento físico e melhora da capacidade física e não para o tratamento de dores ou lesões na coluna.
A indicação de yoga ou pilates para um indivíduo com dor na coluna vertebral só pode ser feita após avaliação médica e do fisioterapeuta.

Quando e em qual situação RPG, hidroterapia ou pilates não são recomendáveis?

As contraindicações para esses tratamentos são basicamente quando não se sabe o motivo pelo qual o paciente está sentindo aquele sintoma. Isso só vai ser esclarecido após a consulta médica.

Existem uns sinais chamados de Red Flags que indicam maior gravidade da patologia da coluna vertebral. Entre esses sinais estão perda de força muscular e sensibilidade no membro acometido, perda de reflexos e perda do controle esfincteriano.

Esses sintomas contraindicam a realização de fisioterapia antes da avaliação médica para se identificar quais as causas.

No dia a dia, que tipo de atitude a pessoa tem que ter para não vir a ter dores na coluna?

As queixas de coluna estão na sua maioria relacionados aos maus hábitos de uma vida sedentária. Então, a falta de atividade física (tanto exercícios aeróbicos como também exercícios com carga e alongamentos), má alimentação, levando a sobrepeso, qualidade do sono ruim (é a noite que nossa coluna descansa), posturas viciosas no trabalho e até mesmo estresse físico e emocional aumentam a chance do indivíduo desenvolver dores na coluna.

O excesso de atividade esportiva pode ser prejudicial? Como chegar a essa nota de corte? Nessa mesma linha, os “atletas de final de semana” precisam tomar que tipo de cuidado para não sobrecarregar a coluna?

Todo excesso é prejudicial, tanto o excesso de exercício quanto a falta dele. Todo exercício físico, quando praticado com o objetivo de qualidade de vida, é benéfico para nosso corpo.

Agora, quando praticamos alguma atividade pensando em performance ou em competição, todo exercício pode causar dor ou lesão.

Então, quando se pratica algum esporte pensando em performance já se sabe que o indivíduo está exposto a se lesionar, não só na coluna.
Alguns sinais, como alteração de sono, dor muscular intensa, diminuição das suas capacidades funcionais, podem indicar que está se ultrapassando o limite.

O ideal é associar uma prática esportiva que traga prazer para o praticante, que promova treino aeróbico e associar com outra que tenha um treino com carga, de preferência acompanhado por um profissional e sob os cuidados do médico e do fisioterapeuta.

A alimentação influencia nos problemas de postura?
Não se sabe ainda se alguns alimentos interferem diretamente na coluna ou na postura. Mas sabemos que dietas muito calóricas associadas à pouca atividade física levam a sobrepeso, o que aumenta o risco de dor na coluna.

Escrito por
TODOS OS ARTIGOS