ARTIGOS & BLOG

Camas, colchões, dores nas costas e a paz mundial

“Fomos de Paris para o Amsterdam Hilton / Conversando em nossas camas por uma semana / O pessoal da imprensa perguntou: O que vocês fazem na cama? / Eu disse: Nós só queremos ter um pouco de paz”.

A insuperável música dos Beatles “The Ballad Of John And Yoko” fala sobre uma passagem estranha e inesquecível na vida de John Lennon e sua (naquele momento) recente esposa Yoko Ono, em 1969: uma semana numa cama de hotel em Amsterdã, Holanda, lutando pela paz.

Eles se conheceram em 1966, quando Lennon ainda era casado com Cynthia Powell (mãe do também músico Julian Lennon). John e Yoko ficaram juntos mesmo assim e, por problemas burocráticos e com o crescente ódio dos fãs, se casaram em Gibraltar, território espanhol: “Finalmente pegamos o avião para Paris / Lua-de-mel junto ao Sena / Peter Brown ligou para dizer: Vocês podem dar um jeito / Vocês podem se casar em Gibraltar, perto da Espanha”, diz a música. Era 20 de março de 1969.

O casal decidiu passar a lua-de-mel no Hotel Hilton, em Amsterdã, mais especificamente na cama do quarto 702, onde iniciaram um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã. A imprensa teve livre acesso ao quarto, para fotografar o casal mais famoso do mundo, no episódio que ficou conhecido mundialmente como “Bed-in”.

Esse é um dos episódios mais conhecidos da música, e um dos protestos mais inusitados da história. Como assim ficar uma semana na cama?
A Guerra do Vietnã não terminou por isso, mas o recado foi dado, a controvérsia foi feita e até mesmo uma música, a deliciosa já citada “The Ballad Of John And Yoko”.

Que eu saiba, muita coisa foi perguntada ao casal, mas eu teria feito uma única pergunta, igualmente inusitada: “uma semana na cama… as costas de vocês não estão doendo?”.

Relação colchão e dor nas costas

John Lennon e Yoko Ono não ficaram uma semana deitados, como mostram as fotos e as imagens captadas naquele momento. Na maioria das vezes estavam sentados, mas dor nas costas e colchão não formam uma relação incomum.

Essa é uma dúvida que geralmente as pessoas têm: a relação entre dor nas costas e colchão. Muitas vezes, os pacientes se queixam de dores nas costas ao acordar, que vão aliviando durante o dia, mas retornam na manhã seguinte ao acordar.

Alguns estudos foram feitos nessa área, mas os artigos na literatura são insuficientes. Portanto, o que posso indicar é que, talvez, valha a pena buscar um colchão nem tão macio e nem tão firme, que sustente o peso do seu corpo de maneira adequada.

Independentemente de marca, o seu colchão vai desgastar e deformar conforme o tempo. E quando isso acontecer, será o momento de substituí-lo!

Outros fatores

Outros fatores que podem ter relação com a dor nas costas matinal são a má qualidade do sono (movimentos noturnos e má posição ao adormecer), sedentarismo e alimentação rica em carboidratos ultraprocessados, que pode gerar reações inflamatórias nas articulações, tendões e músculos, podendo ser percebidas como dores no início dos movimentos.

Vale lembrar que há neurologistas e/ou otorrinolaringologistas especializados em sono; portanto, se preciso for, busque um especialista no assunto!

Não é fácil

Ninguém gosta de viver com dor. Isso é fato – tanto quanto a maioria das pessoas é contra a guerra e a favor da paz.

Como cantou John Lennon e seus Beatles, “Caramba, você sabe que não é fácil / Você sabe como pode ser difícil / Do jeito que as coisas estão indo / Vão é me crucificar”. Lutar pela paz nunca é fácil. Mas lutar pelo pão de cada dia também não é. Por isso, é preciso dormir um sono reconfortante e restaurador das energias. Sem isso, nossa produção pode ser afetada e certamente a saúde será abalada.

O colchão e os travesseiros (o sono!) são ferramentas importantíssimas na nossa vida. Procure um ideal para você. Suas costas agradecem.

Mas se mesmo assim as costas continuarem a doer, procure um especialista para te orientar sobre o que fazer e vamos declarar uma duradoura e merecida paz com as nossas costas.

Escrito por

Dr. Douglas Santos

Ortopedista especialista em coluna
CRM: 117988

TODOS OS ARTIGOS